sábado, 20 de novembro de 2010

Zumbi dos Palmares ...

Poesia; Palmares... Zumbi.

Sempre negro,
filho do preconceito, sim!
Mas exijo respeito enfim.
Quero dignidade,
que meus filhos se orgulhem de mim.
Nas lembranças,
misturam-se dor e esperança,
fé na crença
sem grilhões e correntes,
e o povo negro que dança.
Liberdade pro negro enfim;
Poesia; Palmares... Zumbi.
O negro sonhou.
O negro lutou.
Liberdade... Liberdade.
Mas que homem é este?
Que diz que o negro é tão diferente.
Que diz, este negro não pode ser gente.
Por que minha cor, te ofende assim?
Sou negro sim!
Tenho orgulho sim!
Sou o grito forte de liberdade,
sou Palmares.
Sou Zumbi.
Sandro Colibri
Publicado no Recanto das Letras em 24/06/2008
Código do texto: T1049752
 
 
Falar de Zumbi, não é somente relembrar o passado, mas trazer para o presente o direito e liberdade de expressão do povo negro.
Ter consciência negra, é lutar dia a dia, é representar a negritude de forma digna e exaltar o brilho e a força de um povo guerreiro, que em meio a tantos conflitos e ocultações de sua história, se faz presente e forte, sobrevivendo e sorrindo a alegria de ser negro.

Axé Zumbi!!!

Quem sou eu

Minha foto
Uma jovem pensante na sociedade contemporânea. Discente em História (6º semestre) na Universidade Guarulhos - campus Itaquá.